NOTÍCIAS

Projeto de Centro de Hemodiálise de autoria do Pres. do Legislativo Ademir Souza Almeida está em fase de estudos.

Presidente do Poder Legislativo Ademir Souza Almeida esteve nesta manhã reunido com o Exmo Prefeito Jair Scapini e Representantes da empresa Finotti & Ono Consultoria e Treinamento LTDA, Renato Finotti Júnior Farmacêutico Industrial e Danilo Bertoloto enfermeiro nefrologista, onde está em fase de estudo e viabilização de um Centro de Hemodiálise em Guia Lopes da Laguna que irá beneficiar demais cidades de nossa região, que possuem paciente com insuficiência renal e necessitam de diálise.

No dia 21 de Setembro de 2016, Ademir Souza Almeida entregou pessoalmente ao Exmo. Governador Reinaldo Azambuja indicação de sua autoria pedindo a implantação de um centro de hemodiálise para atender as cidades de: Jardim, Bela Vista, Caracol Porto Murtinho, Bonito, Bodoquena, Maracaju e Nioaque. 
Em um estudo realizado neste ano pelo Presidente do Legislativo, as cidades citadas acima totalizam 65 pacientes que deslocam-se até a capital ou à cidade de Aquidauana para realizar as Sessões, chegando a 3 sessões por semana. No mesmo estudo foi constatado que em uma das cidades, o único paciente que necessitava do procedimento mudou se para a capital devido a distância a enfrentar.

Do ponto de vista psicológico a hemodiálise é também um tratamento que causa muito sofrimento, tornando o paciente frágil e debilitado emocionalmente. Todos os trabalhos pesquisados são unânimes em chamar a atenção para a grande incidência do mal estar emocional no paciente, em decorrência de seu mal estar físico.

O Objetivo de ter este centro hemodinâmico na cidade além das citadas acima é de que estamos localizados no centro que compreende as cidades que possuem pacientes com problemas renais, Guia Lopes da Laguna é trânsito para quem vai à Jardim, Bela Vista, Caracol e etc…

A vereadora Gislayne Pilenghy Abrão após sua posse, deu total apoio ao projeto. Farmacêutica por formação e tendo atuado na área da saúde na capital Sul Matogrossense, já havia manifestado preocupação com pacientes dessa área e abraçou o projeto para a implantação deste centro em nosso município. 
Ademir Souza Almeida destaca como estratégico a localização de nosso município e a grande importância de um centro que possa atender as cidades vizinhas, além de dar maior conforto e, sobretudo tratamento digno á quem sofre de problemas renais:

“Um centro hemodinâmico em nosso município trás dignidade para quem sofre ao realizar um procedimento que tem muitos efeitos físico e emocionais, é dar diginidade ao paciente.” Ademir Souza Ademir Almeida Bíu

Ações como estas mostram o compromisso do Poder Legislativo com o cidadão, não são projetos que são concretizados da noite para o dia, mas um trabalho diário e constante que se concretizarão.

Facebook
Twitter
WhatsApp