Acompanharam a blitz informativa sobre a dengue no município, o Presidente da Câmara Guia Lopes da Laguna Mariano Ribeiro, Vice Presidente Julio Arguelho Dos Santos e 1º Secretário Julio Cesar Prefeito Jair Scapini e Sec. de Saúde Rogério Barbosa.
Alunos da Escola Basílio Barbosa entregaram para motoristas e pedestres que trafegavam pela Av. Macias Barbosa, panfletos informativos sobre como evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.
Chega o período de chuva em nossa região e com ela o aumento dos casos de dengue. É de suma importância que cada cidadão faça a sua parte para evitar que o mal se prolifere.
Além da dengue existe o risco de contrair a chikungunya e zika que são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Embora apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou manchas vermelhas pelo corpo), há alguns sintomas marcantes que diferem as enfermidades
A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.
O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.
Conscientizar os menores é uma forma de evitar o mal futuro.