As falhas no sinal estão entre os problemas mais frequentes apontados pelos consumidores quando o assunto são as operadoras de celular, desde o dia 25 de Maio, quem tem a operadora Vivo em Guia Lopes está passando por esse problema, causando transtorno ao cidadão e ao comércio que depende do sinal para utilizar a máquina de débito e crédito. O serviço de telefonia é essencial, e como tal, o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor determina que ele seja prestado de maneira adequada, eficiente, segura e contínua. Fato que não ocorre com a operadora em questão.
Guia Lopes da Laguna possui uma população de 10.366 habitantes, 78% dessa população são clientes Vivo, diversas reclamações inundaram as redes sociais, algumas pessoas relataram que ao falar com a central de atendimento ao cliente, eram informados que não havia qualquer informação sobre ausência de sinal, outros tinham a informação de que a instabilidade era por conta de manutenção nas torres de retransmissão.
Diante das divergências de informações e descaso por parte da Vivo, o Presidente do Poder Legislativo Vereador Ademir Bíu, manifestou se através de uma Moção de Repúdio, na Sessão do dia 30 de Maio, moção que teve o apoio de todos os vereadores que compõe a Casa (Gislayne Pilenghy Abrão, Gilberto Ferreira de Souza, Gleiton Lima da Silva, José Carlos dos Santos Maidana, Rodrigo de Arruda, Julio Cesar Sousa de Oliveira, Júlio Arguelho dos Santos e Mariano Ferreira Ribeiro). Também foi pedido a implantação da tecnologia 3G, pois a operadora disponibiliza a tecnologia EDGE ou 2G no município.
Enviamos a cópia da moção à assessoria de imprensa da operadora, Diretoria responsável por problemas técnicos, Procon, Anatel e MP. Até o momento não obtivemos retorno por parte da operadora e tão pouco a melhoria no serviço. Ademir Bíu reforça seu compromisso em cobrar a Vivo para que melhore seus serviços em nosso município.
“Eu como representante do Poder Legislativo e demais vereadores estamos empenhados na cobrança de um serviço de qualidade da Vivo em Guia Lopes, é inadmissível que uma empresa desse porte trate seus cliente com tal descaso”
Ademir Bíu