A religião é o “religar” do homem a alguma crença, na qual ele (o ser humano) deposita e garante a sua fé e confiança, se caracteriza como “o preenchimento da lacuna” que separa o homem de Deus, e é esta religação que traz os aspectos de transformação e conversão total, que conceitua a religião num patamar muito acima de qualquer área ou ciência humana.
A religião tem a capacidade de unir as pessoas provocando o sentido de companheirismo, criando núcleos sociais e comunitários. São situações que a religião tem uma excelente capacidade de minimizar as diferenças e consequentemente discriminações e preconceitos que existem na sociedade. Falando disso até agora chegamos à conclusão que a religião é uma instituição fundamental dentro daquilo que buscamos como medida sócio-educativa e principalmente como prevenção, junto com a família, a religião exerce um papel importantíssimo para lutarmos contra todos os fatores de risco que socialmente vivemos no nosso país.
Dentre todas as religiões existentes, temos que destacar o expressivo crescimento da religião Evangélica no Brasil, o crescimento dos evangélicos continua intenso e agora, segundo levantamento, o número chega a 29%, sete pontos percentuais a mais do que o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou.
Guia Lopes da Laguna não fica de fora dessa realidade, temos um expressivo número de fiéis evangélicos e igrejas em nosso município, diante disso foi sancionado pelo Exmo Prefeito Sr. Jair Scapini, um projeto de lei de Nº003/2017, criado pelo Exmo. Vereador e Presidente da Câmara Municipal Ademir Souza Almeida, projeto que foi aprovado por unanimidade, que institui o dia 30 de Novembro como “Dia do Evangélico” no âmbito municipal, a administração municipal promoverá, em parceria com as entidades representativas do mesmo segmento, eventos públicos voltados para a parcela evangélica da população, com livre acesso a comunidades.
O poder executivo poderá celebrar convênios com igrejas e entidades evangélicas do município. Os eventos a serem realizados no “Dia do Evangélico”, serão estabelecidos pelo poder executivo, em conjunto com as igrejas e entidades evangélicas com atuação no município. Além de constar no calendário municipal.
Vereador destaca a importância da sansão deste projeto de lei.
“Quero com esta proposta, baseada na Lei Federal 12.328 de 15 de Setembro de 2010, incentivar a divulgação da espiritualidade. Objetivando a participação da comunidade em geral através de ações públicas, de demonstração de que o caminho para um melhor viver é exatamente a nossa busca constante por Deus, e em especial o caminhar com seu filho Jesus. Entendendo a importância que o segmento evangélico tem construído junto á comunidade, nos preocupamos em reconhecer o trabalho desenvolvido por tão importante movimento da cristandade, realizando trabalhos diferenciados de custo zero para o poder publico, dentro da área social e espiritual.”
Ademir Souza Almeida
Por: Rafael Todaka