Servidores da saúde pressionam vereadores sobre verba do Previne Brasil

Os vereadores da Câmara Municipal de Guia Lopes da Laguna foram recebidos por diversos servidores da saúde do município na sessão de terça-feira (07), após terem recebido a informação de que o prefeito Jair Scapini iria encaminhar projeto de lei em que repartiria o recurso do programa do Governo Federal, o Previne Brasil, do pessoal da Estratégia Saúde da Família (ESF) com os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS).

A agente comunitária Luana Oliveira, que faz parte da ESF, compareceu na Câmara e ressaltou que este recurso, previsto para ser pago no início do ano que vem, só tem direito de receber os servidores da Estratégia Saúde da Família. “A gente que lutou por esse recurso e agora que está prestes de receber a UBS quer ter direito também. Sendo que só a gente que tem meta para cumprir e agora ficamos sabendo que o prefeito iria mandar um projeto para incluir eles”, comentou.

Os servidores defendem que essa primeira demanda seja paga apenas para os servidores que fazem parte da ESF.

De acordo com informações preliminares, foi falado aos servidores que o Executivo Municipal iria dividir o recurso do programa em 80% para os servidores da ESF e 20% para a UBS, encaminhando um projeto de lei.

Os vereadores foram pegos de surpresa e ressaltaram que cabe ao prefeito, secretaria de Saúde e servidores debaterem isso, até porque nenhum projeto foi encaminhado para a Casa de Leis. “Hoje não tramita na Câmara nenhuma matéria nesse sentido. A Casa cumpre o papel legislativo. Se o projeto vier para cá vamos submeter as comissões sobre a legalidade”, enfatizou o presidente da Casa, Assis Fabricio Barbosa Junior (PSDB).

A próxima sessão da Câmara Municipal, dia 14 de dezembro já de encerramento. Caso a matéria seja encaminhada terá que ser votada em sessão extraordinária.

Outro lado – Destaca-se que mesmo que os servidores da UBS ainda não estejam incluídos e especificamente não tenham que cumprir meta, eles alegam que sem a ajuda da Unidade Básica de Saúde não seria possível a realização de todos os atendimentos para a população de Guia Lopes e consequentemente a ESF não receberiam o recurso do Governo Federal.

Texto e imagem: Roberta Cáceres